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Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.
É inegável o quanto a geração nascida ao final da década de 1970, 1980 e principalmente anos 1990, tem uma certa aceitação tecnológica maior que as gerações anteriores e por essa e outras diferenças é  que são chamados hoje em dia de Geração Y. Mas toda a inteligência e facilidade demonstrada para utilização de recursos tecnológicos cada vez mais avançados também traz consigo algumas falhas que em outros tempo talvez não ocorresse, principalmente no pensamento para coisas mais casuais como resoluções de problemas matemáticos.
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei R$20,00 à balconista, que deveria ter no máximo uns 18 anos,  e peguei do bolso 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar o que ela, aparentemente, continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. É certo dizer que R$20,00 equivale a 20% do lucro?
( )SIM ( ) NÃO

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. Traumático é aceitar o vc no lugar de você, o blz para dizer que está tudo bem, ou ainda dizer: "eh mlhor sermus miguxos de nsoss filhotis, e dexálos nus ceus cptadores, pq axim elis apreidein maixx".

Pensem nisso!